sexta-feira, 21 de março de 2014

Técnica de manejo #2 Mudança de Local

     Muitos meliponarios estão instalados na zona urbana, por vários motivos é necessário mudar uma caixa de lugar, nesta hora o meliponicultor passa por mal bocado já que o correto é levar a caixa para bem longe, mais longe que o raio de voo da especie que ele quer mudar, e aguardar no minimo 30 dias.... Até multiplicações são inviáveis se você não tiver um local mais afastado, alguns falam em 10, 15, 20 metros dependendo da espécie, ai fica a pergunta todo mundo tem esse espaço disponível ?


Meliponario Nativas Brasil


Caixa de uruçu (scuttelaris) com tela na entrada
    Eis uma técnica que vai possibilitar fazer uma mudança de local  sem precisar retirar a caixa de seu meliponario, com a mesma técnica em uma multiplicação você pode pegar campeiras de uma caixa colocar na caixa ao lado e elas não vão voltar nem saquear, é muito simples o que você vai precisar é de uma tela de ferro, pode ser aqueles ralinhos de pia, um grampeador ou fita crepe, basta  fechar a caixa que você quer mudar de local por 3 a 4 dias, desta forma é gera um stress passageiro no enxame, quando soltas elas fazem um novo voo de reconhecimento e não voltam mais para o antigo local de origem.
   No caso de multiplicação não ocorre saque pois pelo tempo que ficaram fechadas elas perdem o feromona real, depois de aberta mesmo uma de suas irmas não serão reconhecidas pois estas possuem o feromona real. Essa técnica também da tempo para que as abelhas organizem a casa minimizando ataque de forídeos e outros predadores.
    Testei esta técnica de mudança de local com  jatai´s e mandaçaias em multiplicação usei em uruçu e mandaçaia,  nenhuma das ocasiões as abelhas voltaram.

Caixa mais clara doou campeiras, sem saque "no problem"
*A entrada da caixa tem que ser fechada com algo que permita a entrada e saída de ar, não pode ser fechada por completo com pena de matar as abelhas.
* É muito importante que a caixa tenha reserva de alimento, no caso de uma multiplicação o meliponicultor tem que alimentar internamente.

2 comentários:

  1. Ótimo técnica irmão!!!
    Pra mim é de grande valia, não tenho disponível nem 10 metros para multiplicações, por isso vou seguir a risca suas dicas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eita, sempre falei que dava certo!!! Mas morria de medo!! Meu irmão Takao #Nipomeliponicultor que encontrou esse artigo!! Que coisa boa!!! Parabens!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...