segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Abelhas do meliponario #1 Jatai

JATAÍ




    A primeira abelha que tive contato foi a jatai,  muitos meliponicultores começaram na atividade com ela e comigo não foi diferente...
    Sua área de ocorrência vai do sul do Brasil até o México, os países de língua hispânica a chama de Yatei, seu nome cientifico é Tetragonisca Angustula, é uma abelha dócil  bem pequena mede de 4 a 5 mm, pertence a  tribo das trigonas. Ela é bem rustica tem o habito de nidificar nos mais improváveis lugares, por este motivo é a mais adaptada a viver em cidades, de fácil criação é uma das abelhas mais populares.

Entrada característica
    A caixa para criação tem medidas internas na área do ninho de 12x12 no minimo, é uma abelha territorialista eu as crio uma ao lado da outra, mas alguns meliponicultores recomendam uma distancia entre caixas de no minimo 1 Mts, quando é atacada por outras abelhas ela gruda em suas azas impedindo a intrusa de voar, infelizmente após grudarem não é possível separa las, na primavera enxameia com certa facilidade podendo ser pega com sucesso com uso de loção em ninhos iscas ou isca pet.
   É muito conhecida pelo seu mel, produz de 200 a 500g de mel por ano em minha região (a relatos de até um litro por ano), tem  sabor suave, levemente acido, de consistência mais liquida que o mel de ápis, possui muitas qualidades medicinais e sem via de duvidas é uma das abelhas mais limpas que existe.

Jatai's lado a lado no Meliponario Três Colinas

   Por ser facilmente pega em ninhos iscas nunca as multipliquei, mesmo assim  todo ano ganho de 3 a 6 ninhos novos em caixas iscas ou isca Pet, na minha concepção dada a facilidade de captura o processo de multiplicação se torna desnecessário a não ser que o meliponicultor tenha intensão de as criar em quantidade que não é meu caso.



Isca pet
Isca em inicio de enxameação
Foto:Alan Roni
















Principais características
  • Pequeno porte
  • Grande população
  • Entrada com tubo de cera
  • Necessidade de realeira para multiplicação
  • Mel com propriedades medicinais
  • Excelente polinizadora
  • Mel Medicinal
  • Facilidade de manejo
  • Nidifica nos mais improváveis lugares (Quadros de força, garrafas, escapamento de carro, Muros etc)

Pólen
Mel de Jatai











Plantas Visitadas pelas abelha jatai

  • Acerola
  • Coroa de cristo
  • Amor agarradinho
  • Dedaleiro
  • Astrapeia
  • Mutre
  • Flamboyanzinho
  • Rosedá
  • Mirra

Jatai na flor de Corroa de cristo

Jatai na flor de Mirra


Método de Multiplicação

    Abrimos uma colméia  forte, escolhendo um dia claro, com temperatura elevada e sem vento, durante  o  mês  de  setembro a  novembro, e inicia-se a verificação do ninho. Retiramos  a  cera  que circunda  os  favos  de  cria, observando se  há realeiras ou mais de uma rainha.
Raleira
Foto:Ame_rio


    A realeira fica nas laterais dos favos centrais e tem aproximadamente 5  mm de comprimento e 4 mm de diâmetro. Com um pouco de prática e paciência, podemos facilmente encontrá-la.

    Se  houver  realeira,  ela  deverá  ser  retirada  juntamente com o favo onde ela se encontra. Retiramos mais 4 favinhos de cria e colocamos todos na caixa definitiva. No outro dia  colocasse alguns potes de mel que estejam fechados ou xarope em uma tampinha pet com algodão para que elas não se afoguem.
    Se tudo ocorrer bem após algum tempo a princesa cera fecundada e iniciara postura!!!
    




Atrativo para jatai

    Você pode  fazer o seu próprio atrativo segue receita.

200 Gramas de própolis de abelha jatai ou cerume, se não encontrar serve o de Apis (pode ser o de segunda linha sujo com cera)
200 Ml de álcool de posto
1 Garrafa de 600ml com tampa

   Coloque o própolis/cerume na garrafa junto com álcool,  chacoalhe essa mistura duas vezes ao dia até que fique completamente dissolvida +- 15 dias. Pronto agora é só passar dentro de sua caixa ou isca pet e aguardar a enxameação !!!!!
    Lembrando quanto mais iscas fizer maiores são as chances de pegar um enxame, após a captura o novo enxame só deve ser retirado do após 3 meses em média.


Atrativo depois de pronto 

    Na falta dos ingredientes é possível encontrar atrativos prontos para venda.
    Recomendo o atrativo do Lemão Navarro, este atrativo tem um número muito expressivo de capturas por todo Brasil.


Atrativo  Lemão Navarro  Recomendo























Um comentário:

  1. Qual época de colocar isca para jatai, agora em fevereiro e tarde demais ou não?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...