JATAÍ

A primeira abelha que tive contato foi a jatai, muitos meliponicultores começaram na atividade com ela e comigo não foi diferente...
Sua área de ocorrência vai do sul do Brasil até o México, os países de língua hispânica a chama de Yatei, seu nome cientifico é Tetragonisca Angustula, é uma abelha dócil bem pequena mede de 4 a 5 mm, pertence a tribo das trigonas. Ela é bem rustica tem o habito de nidificar nos mais improváveis lugares, por este motivo é a mais adaptada a viver em cidades, de fácil criação é uma das abelhas mais populares.
![]() |
Entrada característica |
É muito conhecida pelo seu mel, produz de 200 a 500g de mel por ano em minha região (a relatos de até um litro por ano), tem sabor suave, levemente acido, de consistência mais liquida que o mel de ápis, possui muitas qualidades medicinais e sem via de duvidas é uma das abelhas mais limpas que existe.
Jatai's lado a lado no Meliponario Três Colinas |
![]() |
Isca pet |
Isca em inicio de enxameação Foto:Alan Roni |
Principais características
- Pequeno porte
- Grande população
- Entrada com tubo de cera
- Necessidade de realeira para multiplicação
- Mel com propriedades medicinais
- Excelente polinizadora
- Mel Medicinal
- Facilidade de manejo
- Nidifica nos mais improváveis lugares (Quadros de força, garrafas, escapamento de carro, Muros etc)
Plantas Visitadas pelas abelha jatai
- Acerola
- Coroa de cristo
- Amor agarradinho
- Dedaleiro
- Astrapeia
- Mutre
- Flamboyanzinho
- Rosedá
- Mirra
Método de Multiplicação |
Abrimos uma colméia forte, escolhendo um dia claro, com temperatura elevada e sem vento, durante o mês de setembro a novembro, e inicia-se a verificação do ninho. Retiramos a cera que circunda os favos de cria, observando se há realeiras ou mais de uma rainha.
Raleira Foto:Ame_rio |
A realeira fica nas laterais dos favos centrais e tem aproximadamente 5 mm de comprimento e 4 mm de diâmetro. Com um pouco de prática e paciência, podemos facilmente encontrá-la.
Se houver realeira, ela deverá ser retirada juntamente com o favo onde ela se encontra. Retiramos mais 4 favinhos de cria e colocamos todos na caixa definitiva. No outro dia colocasse alguns potes de mel que estejam fechados ou xarope em uma tampinha pet com algodão para que elas não se afoguem.
Se tudo ocorrer bem após algum tempo a princesa cera fecundada e iniciara postura!!!
Atrativo para jatai
Você pode fazer o seu próprio atrativo segue receita.
200 Gramas de própolis de abelha jatai ou cerume, se não encontrar serve o de Apis (pode ser o de segunda linha sujo com cera)
200 Ml de álcool de posto
1 Garrafa de 600ml com tampa
Coloque o própolis/cerume na garrafa junto com álcool, chacoalhe essa mistura duas vezes ao dia até que fique completamente dissolvida +- 15 dias. Pronto agora é só passar dentro de sua caixa ou isca pet e aguardar a enxameação !!!!!
Lembrando quanto mais iscas fizer maiores são as chances de pegar um enxame, após a captura o novo enxame só deve ser retirado do após 3 meses em média.
![]() |
Atrativo depois de pronto |
Na falta dos ingredientes é possível encontrar atrativos prontos para venda.
Recomendo o atrativo do Lemão Navarro, este atrativo tem um número muito expressivo de capturas por todo Brasil.
![]() |
Atrativo Lemão Navarro Recomendo |
Qual época de colocar isca para jatai, agora em fevereiro e tarde demais ou não?
ResponderExcluir