Mandaçaia
É uma abelha popular entre criadores de abelhas sem ferrão(meliponicultores), por ser bastante dócil, adaptável a diversos ambientes e ter boa produtividade de mel e principalmente por ser de fácil manejo
Seu nome vem do tupi (Manda = Vigia+ Sai= Bonito), Sua entrada é característica formada por barro com raias.
Seu nome vem do tupi (Manda = Vigia+ Sai= Bonito), Sua entrada é característica formada por barro com raias.
Sua área de ocorrência são os estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
Existem duas subespécies de mandaçaia: M. quadrifasciata quadrifasciata, que possui quatro listras amarelas sobre o dorso negro e é mais comum nas regiões ao sul da área de ocorrência da espécie, e M. quadrifasciata anthidioides, mais comum ao norte e que também possui as quatro listras, só que interrompidas no meio, não interrompe a postura no inverno e é um pouco menor que sua irma esta é a variedade criada no Meliponario Três Colinas, ainda existe as mestiça que é uma mistura das duas sub especies.
Entrada característica |
A caixa para criação tem medidas internas de 15x15 no minimo, pode ser criada uma ao lado da outra sem maiores problemas, não raro vemos abelhas de uma caixa entrando em outra na mais perfeita comunidade,quando é atacada por outras abelhas ela gruda em sua inimiga impedindo a intrusa de voar infelizmente após grudarem não é possível separa las, pode chegar a decepar parte de sua inimiga com suas fortes mandíbulas,.... não faz realeira, naturalmente nasce princesas virgens facilitando as multiplicações.
Produz 1 a 2 litros de mel por ano em minha região (Ha relatos de até 4 litros por ano),tem sabor suave, levemente acido, de consistência mais liquida que o mel de ápis, produz também o geoprópolis uma mistura de Barro, argila, e óleos naturais, existem vários estudos em andamento focados nas capacidades deste produto.
Vigia Bonito |
Sua multiplicação é relativamente simples, existe alguns métodos mais elaborados outros mais simples mas todos eles com o mesmo intuito, fazer com que o enxame "entenda" que esta sem rainha, desta forma aceitando/elegendo uma princesa recém fecundada como sua nova rainha.
Principais características
- Facilmente encontrada em criadores
- Manejo muito simples
- Produz uma razoável quantidade de mel
- Não necessita de realeira para multiplicação
- Excelente polinizadora
- Muito dócil
- Entrada com raias de barro
- População media
Princesa de Mandaçaia |
Macho |
Plantas visitadas por mandaçaias.
- Cosmos
- Ora-Pro-Nobes
- Assa Peixe
- Pitangueira
- Goiabeira
- Girasol
- Mutre
- Ipê de jardim
*É muito importante a alimentação pois muitos meliponarios estão na área urbana e há falta de florada, mesmo na primavera.
Mandaçaia colhendo pólen em flor de Assa Peixe |
Mandaçaia coletando xarope de água com açúcar |
Método de Multiplicação |
Abrimos uma colméia forte que será a matriz 1, escolhendo um dia claro, com temperatura elevada e sem vento, durante o mês de setembro a dezembro, e inicia-se a verificação do ninho. Retiramos a cera que circunda os favos de cria, observamos os discos "nascentes" ou seja os mais velhos de cor clara onde as abelhas estejam nascendo.
Retiramos de dois a três discos da caixa matriz 1, e colocamos em uma nova caixa colocamos um recipiente para alimento vedamos a caixa com fita crepe, colocamos plastico trasparente e um pedaço de EVA em cima pra dar um maior conforto térmico a nova caixa.
Se o meliponicultor tiver mais de uma caixa ele muda de local uma de suas caixas e coloca a caixa filha no lugar, desta forma as abelhas que estão voando vão entrar na caixa, este metodo gera menos impacto nas suas caixas jaque uma caixa doa discos e a outra doa campeiras.
A alimentação entra no segundo dia pós multiplicação e deve se repetir duas vezes por semana.
Ai é só aguardar a natureza fazer seu show e se tudo correr bem dentro de mais ou menos 20 dias vc terá uma nova colonia de mandaçaias
Se o meliponicultor tiver só uma caixa recomendo ele cuidar muito bem desta e só multiplicar quando tiver pelo menos 2 caixas de cada espécie.
caixa vazia |
Caixa preparada para receber os discos de cria da matriz 1 |
Com os discos |
Cobrir os discos com cera |
Vedar a caixa com fita e colocar plastico transparente |
Muito bacana as dicas. Gostei do involucro que fez com a cera alveolada. Estou comecando agora na meliponicultura e acabei de adquirir um enxame de MQA.
ResponderExcluirparabens sua explicacao e foto me foram muito instrutivas,muito obrigado estou iniciando nesta empreitada e iso so me incentiva
ResponderExcluirvaleu