terça-feira, 4 de março de 2014

Teste em pote de barro com Mandaçaia (MQA)

   Diferente do gênero Apis que possui padrões de Caixas já estabelecidos, a meliponicultura moderna ainda esta em faze de padronização, temos uma infinidade de modelos de caixas, com tamanhos e formas diferentes, entre eles os mais usados são modelo nordestino, Pnn, INPA e caixas rusticas, dos mais diversos materiais entre eles madeira, cimento aerado, isopor, cimento + serragem e também argila, cada qual com seu ponto positivo e negativo.

Caixa INPA de cimento



    Dentro deste contesto, resolvi fazer alguns testes com potes de barro que encontrei em um lixão(clandestino) próximo de casa. Os potes são restos de filtros de água, resolvi  usar a especie mandaçaia(MQA) que é a especie que tenho em maior quantidade aqui no Meliponário Três Colinas.

Usei  a parte de baixo, já com o furo da torneira


    O primeiro passo foi lavar bem o pote e confeccionar uma tampa de madeira que encaixasse o mais justo possível, feito isso passei duas mãos de estrato de geoprópolis no interior do pote, assim foi o pré- preparo.

Dia 0- (02/01/2014)- Divisão realizada com dois discos nascentes da Matriz C, com doação de campeiras da Matriz A e 4 potes artificiais de cera.

Destaque para os potes artificiais



 Dia 15-(17/01/2014)- Inicio de postura

Postura bem novinha



Dia 43-(24/02/2014)- Enxame entrando em equilíbrio, alimentação 2X na Semana, 1 interna e outra externa, bombom de polem no 30° dia pós divisão.
 Cera bem trabalhada razoável reserva de alimento



Considerações:
    Tudo indo muito bem o único porém é que o barro puxa muita umidade, mesmo não estando recebendo chuva diretamente.


Mandaçaia "secando" o pote


    Bastante barro na entrada, bom estoque de mel e pólen, não vejo dificuldade em multiplicações futuras  que as abelhas fazem os potes grudados nas laterais do pote de barro.. 




    Não da para tirar uma conclusão ainda, creio que a maior diferença entre a madeira e o barro vai ser em época de frio, aqui em franca nos meses de maio, junho e inicio de julho.

Atualizarei assim que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...