Já em casa |
As novas moradoras são, duas Uruçus Verdadeiras (M. scutellaris) e uma Mandaçaia (M. quadrifaciata anthidioides), como falei eles pegaram um longo trecho de estrada chegaram em uma noite chuvosa que se estendeu por 5 dias diretos, esse foi um dos motivos de preocupação pois são abelhas que dependendo de sua localização não estão adaptadas a tanta chuva da forma que ocorre em Franca interior de SP.
A mandaçaia comprei com a intenção de diversificar a genética do meus Plantel, foi a que me deu mais trabalho, a caixa veio fraca recém dividida e graças ao stress da viagem a rainha não retomava postura, tive que intervir com discos nascentes e abelhas novas (Branquinhas) retiradas das que tenho aqui, feito isso a rainha retomou postura, já estabilizou e se desenvolveu em vários sentidos mas até hoje não apresenta muito vigor ...
Caixinhas preguiçosas kkkkk
A cera bem escura |
Rainha que me deu um pouco de trabalho |
As uruçus passaram por um período de adaptação relativamente curto no segundo dia quando a chuva dava uma trégua, elas chegavam carregadas de pólen (se há entrada de pólen tem postura!!!!), no quinto dia consegui ver a rainha de uma das caixas, no sétimo dia vi a rainha da outra caixa fazendo postura !!!, tudo pelo plastico transparente da caixa....passado esse período elas vão muito bem obrigado, não atoa são chamadas por alguns meliponicultores como a rainha das ASF, são abelhas fantásticas !!!.
Uruçu's
Caixa 1 |
Caixa 2 |
*Nas fotos podemos observar que tanto a mandaçaia, quanto a uruçu são caixas recém divididas, talvez isso tenha contribuído para aumentar o stress, não recomendo que comprem caixas recem divididas a chance de perca é grande principalmente se for sua primeira abelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário