sábado, 11 de janeiro de 2014

Como tudo começou



  O meu primeiro contato com uma ASF, deve estar fazendo uns 4 anos eis a historia.... 


    Havia começado a namorar recentemente a minha atual esposa e em visita a "Roça" de uma de suas tias, vi pela primeira vez uma jatai e fiquei encantado, a roça estava a muito tempo sem cuidados a casa era antiga daquelas com portas e janelas de madeira bem desgastadas pelo tempo, nem fechadura tinha eram todas com tramela, a casa tbn não tinha forro e o madeiramento daqueles que a gente não vê mais estava todo chamuscado de fumaça, sinal que ali dentro em alguma época teve um fogão de lenha, quantas vezes perdido em pensamentos não me peguei pensando os pratos deliciosos que ali não foram preparados...




   Na frente da casa uma varanda com um fogão a lenha improvisado tudo bem simples, o quintal lembrava bem minha infância, a frente da entrada da casa três pés de jabuticaba, uma mangueira frondosa bem ao lado do maior pé de goiabas que eu já vi, e em suas raízes um pequeno córrego de águas limpas que passa por debaixo de uma pinguela rente a cerca até se embrenhar em um grande brejo, junto com as jabuticabeiras muitas frutas compõem o pomar como: Figo, Pêssego, Laranja, Acerola, Mexerica de muitas variedades e inúmeros pés de flor... 
    A jataí estava na varanda em uma caixa pequena mais comprida do que larga, feita de madeira, estava pendurada ao lado do fogão a lenha ninguém soube me informar quem avia colocado ela ali... Fiquei extasiado com seu pequeno tamanho e seu grande vai e vêm, elas vinham lotadas do que mais tarde vim descobrir ser pólen, foi um fim de semana excelente não só renovei minhas energias mas também tinha sido contaminado e ainda não sabia pelo vírus conhecido como "ASF".
    Chegando em casa como curiosos que sou fui direto pro computador pesquisar sobre aquela abelhinha que não pica e é mansinha, a jataí... Aquela noite fiquei até as 2h da manha lendo, pois acabara de descobrir um mundo fascinante com varias espécies diferentes cada uma com suas características, varias fotos, muitos blogs e finalmente encontrei referencia a um tal de Abena que mais tarde se tornou minha casa como é de tantos meliponicultores de Brasil.
   Sai à procura de pessoas que cria jataís na minha cidade, cheguei ao Marco Pignatari, marquei visita e fui conhecer como ele mesmo diz as "Beias", fiquei encantado com tantas espécies e com a quantidade que ele tem, juntei todo dinheiro que tinha uns R$200, e trouxe comigo minha primeira caixinha de jataí... Já se vão 4 anos a jataí que comprei não esta mais comigo por imperícia e falta de conhecimento acabei perdendo, foi minha primeira abelha e minha primeira perca, hoje sou o que sou graças aquela caixinha de jataí lá na roça que mudou pra sempre minha vida.
   É Mais uma das coisas que tenho que agradecer a minha esposa, minha abelha rainha se não fosse por ela talvez nunca teria me interessado por ASF.



Uma de minhas jatai's




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...